RN Inclusivo

Os Fóruns de Inclusão têm como objetivo reunir gestores e servidores públicos de todas as esferas, representantes e membros de associações, de sindicatos e de instituições culturais, além da comunidade local, para debater políticas públicas e propostas de ações inclusivas nas regiões do Rio Grande do Norte com foco na capacitação. O evento faz parte de uma estratégia de implementação do programa de ações da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) dentro do Plano RN Inclusivo.

O Programa de Capacitação da EGRN visa atender com diversas atividades educativas os servidores e gestores públicos estaduais e municipais, conselheiros municipais, lideranças comunitárias, estudantes universitários, professores e atores políticos em geral. Em resumo, objetiva promover cursos, seminários, fóruns, debates e palestras, contemplando as diversas áreas de atuação governamental, tais como Saúde, Educação e Cidadania.

Durante os Fóruns de Inclusão, os participantes se dividem grupos focais, nos quais debatem sobre as políticas públicas e demandas de capacitação existentes em cada município. O objetivo é implementar um conjunto de ações formativas, voltadas para o fortalecimento da inclusão social, da cidadania ativa e do desenvolvimento local, com base nos Focos do RN Inclusivo (Inclusão pela saúde, segurança e valorização humano-profissional; Inclusão pela educação, pelo esporte e lazer, pela cultura e pela identidade local; Inclusão pelos direitos e cidadania ativa; Inclusão pelo desenvolvimento local; e Inclusão pela gestão participativa e integrada).